A primeira coisa que você deve fazer ANTES de adotar, é pensar bem se está preparado para fazer algumas mudanças na sua vida e na sua casa, pois você receberá uma se que te amará incondicionalmente, mas será dependente de você durante toda a vida dele!

Lembre-se um animal vive em média de 10 a 15 anos. São 15 anos que você terá um compromisso com um ser de 4 patas! Você está preparado para isso? Lembre-se cachorro faz xixi, cocô, fica doente… ou seja, é praticamente uma criança que nunca cresce!

Indico também  que quando você for adotar ou comprar que escolha um cão que seja ideal para você e sua família! (Lembrando que a maioria dos canis são fábricas de filhotes onde os cães são tratados apenas como mercadoria, sendo que temos milhares na rua esperando por uma chance na vida.)

Todo filhote é fofo e pequeno, mas cães crescem!

Portanto se você mora em um apartamento pequeno e se apaixonou por um cão de porte grande, como um São Bernardo, evidentemente a sua vida ficará complicada.

Cães muito ativos também não são aconselhados para apartamentos pequenos ou para idosos. A não ser que você esteja disposto a mudar toda sua vida por causa de um cachorro aconselhamos que você  escolha de acordo com seu estilo de vida e não por beleza! Cães muito ativos precisam de exercícios! Um pitbull, por exemplo, é um cão atleta, é fundamental que se exercite bastante. Já um maltês não precisa de tanto exercício, mas você  precisa de passeios diários (como todos os cães!).

Se você optar por ter um cão de alguma raça, estude primeiro o seu temperamento. Tem cães de porte pequeno ou médio que as vezes são mais ativos e precisam mais de espaço do que um cão grande.

Lembramos também que, além de fofos, são os filhotes que normalmente mais aprontam! Por isso pense também sobre a possibilidade de adotar um cachorro adulto.

Bom… mas e depois que você adotou? Muitos filhotes choram muito nos primeiros dias deixando seus donos desesperados. Por isso pedi para o adestrador Alexandre Rossi responder algumas dúvidas recorrentes que chegam:

– Adotei um filhote, mas ele chora a noite inteira, estou desesperado! O que fazer?
Filhotes precisam ser acostumados aos poucos a dormir sozinhos. Eles podem ficar desesperados quando estão sozinhos e descobrem que quando choram alguém aparece ou fala com ele. É melhor trazer ele para dormir perto de você e ir acostumando-os aos poucos a ficar sozinho.

– Devo colocar ele na minha cama?
Devemos evitar traumas, portanto quando ele é separado da ninhada e de sua mãe, ele deve ter o conforto de pessoas ou de outro cão. Levando isso em consideração, dormir perto deles é um conforto.

– Como fazer ele me respeitar?
Recompensando a obediência com carinho, brinquedos e petiscos. Estabelecendo limites que possam ser colocados em prática no dia a dia, como por exemplo não pegar comida de cima da mesa ou não puxar a guia durante os passeios.

– Posso deixá-lo sozinho?
O ideal é que ele tenha companhia nos primeiros dias até conhecer a casa e se acostumar com o ambiente. Assim quando ficar sozinho ele não vai se sentir completamente abandonado.

– Devo deixá-lo solto pela casa quando saio?
É melhor confiná-los em um ambiente preparado para eles, para que eles não possam se machucar ou estragar objetos da casa.

– Como ensinar para fazer xixi no local certo?
Levando-os para o lugar certo quando estão dando indicações de que vão fazer xixi e recompensando-os assim que fizerem no lugar certo.

Também aconselhamos a assim que  adotar um cachorro que verifique onde é o hospital veterinário 24 hrs mais perto! Isto é muito importante.

Tenha cuidado na hora de escolher o veterinário e o petshop. Sempre aconselhamos a buscarem indicações, assim como quando procuramos um médico.

Quanto a escolha de petshop, é importante que  saibam, que todo petshop tem que ter um veterinário responsável! Se certifique que tenha, se não tiver denuncie!

Ainda tem dúvidas? Escreva para gente! Vamos tentar te ajudar.

Leave a comment