A castração é um ato de amor! Crueldade é deixar que os animais se reproduzam gerando filhotes indesejados e abandonados à própria sorte, sujeitos a maus tratos, fome, medo, frio. Quem já perdeu um animal sabe o quanto é dolorido, tanto para seus donos quanto para os próprios filhotes, que muitas vezes acabam atropelados ou nas mãos de pessoas inescrupulosas, ou ainda, nas mãos de pessoas bem intencionadas, mas que não sabem como cuidar por falta de informação ou condições.

E mais, a castração ajuda na prevenção de doenças como tumor de mama, piometra (infecção do útero), neoplasias em fêmeas; prostatite e hérnias perianais, em machos.

Além disso, há também o benefício comportamental: com uma menor produção de hormônios, os cães e gatos tendem a se tornar menos territorialistas e mais sociáveis com outros da mesma espécie.

O ideal é que a cirurgia seja realizada antes dos 6 meses de idade, pois durante este período o animal ainda não iniciou seu ciclo reprodutivo. Além disso, nos machos, castrando ainda filhote é possível que o tutor evite comportamento de urinar para demarcação de território.

A injeção de anticoncepcional (hormônio) em fêmeas não é adequada, pois pode prejudicar a saúde do animal, e até levar à uma morte sofrida e precoce. O único método de controle populacional indicado pela Organização Mundial da Saúde é a castração, tanto de fêmeas quanto de machos.

Muitas cidades no país disponibilizam o serviço de castração gratuita, pois é uma medida de saúde pública que evita zoonoses (doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem e vice-versa, por exemplo, raiva, leptospirose, esporotricose, leishmaniose, toxoplasmose, criptococose).

Por isso recomendamos: converse com o profissional responsável pela saúde de seu amor peludo, castre seus animais!

Leave a comment